19.3.11

O tempo que não foi tempo não passou

.
Poderia ficar magoada... mas estou apenas triste; poderia culpar-te... não aceito mas compreendo; poderia afastar-me... mas não consigo; poderia lutar contra... mas perdi as forças. Poderia muita coisa... mas de nada adiantaria. Apontar o dedo, culpar, acusar... não altera nada, traz apenas mais sofrimento, desnecessário!

Não existem mundos cor-de-rosa e no mundo de todas as cores, vermelho, azul, cinzento, amarelo, preto, laranja, existem situações nas quais nos envolvemos e das quais não conseguimos encontrar saída, por mais que queiramos, e por mais que elas nos magoem...

Não existe esperança mas não deixa de existir...
Quando falamos de sentimentos é difícil calá-los, sobretudo quando nos saltam diariamente à vista. É difícil esconder o sorriso pela presença, os argumentos que procuram apenas a aproximação, o olhar que foge naquela direcção, a preocupação para com..., os suspiros pela ausência... É impossível quando é mútuo, ainda mais quando é sabido.
É suficiente? No mundo cor de rosa... mais que suficiente! No mundo de todas as cores... pode não ser. Sobretudo quando vence o medo de que o que se sente com todos os poros da pele como o ideal possa não ser tão ideal assim. Sobretudo quando o medo do desconhecido, por melhor que esse desconhecido possa ser, supera a certeza da realidade actual, por mais normal e insuficiente que esta seja. Sobretudo quando se prefere não arriscar e manter numa bolha de perfeição o que poderia não ser tão perfeito assim, mas concerteza muito mais perfeito do que a normalidade em que se vive. Pode não ser suficiente!

Mas sabes.... para além de tudo, de todas as certezas e sentimentos que me assaltam a todas as horas... para além da dificuldade de viver com todos eles sabendo que são recíprocos e que apenas o medo e a incapacidade de tomar a atitude certa impedem que se tornem uma realidade para ambos... para além do receio de que não seja suficiente, o meu maior medo é que não tenhamos a oportunidade de provar que o perfeito poderia não ser assim tão perfeito... que o perfeito poderia até ser completamente imperfeito (por mais que me seja impossível acreditar) e assim sendo... que não fiquemos em condições de seguir em frente, de procurar então o perfeito para cada um de nós com a certeza que não passaria por aqui.

Assim.... tal como estamos.... a continuar.... vamos ser eternamente fantasmas da perfeição não atingida, seremos sempre o termo de comparação para com todos os outros... e todos os outros sairão derrotados porque é impossível a realidade competir com a idealização e sair vencedora.

Devemos a nós próprios a oportunidade de viver o perfeito ou, pelo contrário, irradicar a ilusão que nos fará ficar para sempre agarrados ao passado e à pergunta "e se..."

"(...)
Era uma vez um sonho que não sei
Que se fez asa, sopro, ar
Quase lhe toquei
E a pressentir porquê fui atrás
E ainda o vi
A esconder-se em mim
Era talvez um tempo pra te dar
Era talvez um tempo de te amar
O tempo que não foi tempo não passou
O sonho que se fez pele e se guardou
aqui ficou
Como se fosse sopro, asa, ar, escondeu-se em nós
E no teu olhar
Fica pra sempre um tempo de te amar
Fica pra sempre tanto do que sou"

"Era uma vez um pensamento teu" - Mafalda Veiga

1 cício

Plutoniano disse...

Triste mesmo... e doloroso.

E há situações ainda mais tristes, quando se percebe que o problema não é o medo de tentar, não é falta de atitude. É quando se percebe que, no mundo de todas as cores, o sentimento perfeito existe somente em um dos lados - ele não é mútuo.

Então uma pessoa sente nada e a outra sente tudo: é forte, é perfeito, é ideal... mas se torna doloroso, pois é sozinho, não é correspondido.

Dizem que isso é normal, acontece. Parte da vida. Deve ser mesmo. Racionalmente falando, claro.

Mas, mesmo para um ser adulto e velho, que viveu e viu tanta coisa no mundo, não deixa de ser muito difícil lidar com um sentimento tão sincero, quando se percebe que existe na vida uma pessoa tão perfeita pra você, mas que ela não sente o mesmo que você.

Queria ter a chance de viver o perfeito. Eu arriscaria tudo pela oportunidade, ainda que fosse para descobrir que o perfeito é completamente imperfeito. Pois ainda assim seria um sentimento concreto, e não apenas um sonho no mundo irreal.

Enviar um comentário