20.8.09

Um Lema de Vida


"(...) Não humilheis com as vossas virtudes. Nunca falei de vós mesmos: ou vos gabaríeis, que é vaidade, ou vos vituperaríeis, que é estultícia. Deixai antes que os outros vos descubram alguma pecha venial, que a inveja possa roer sem demasiado dano vosso. Devereis ser de bastante e às vezes parecer de pouco. A avestruz não aspira a erguer-se nos ares, expondo-se a uma exemplar queda: deixa descobrir pouco a pouco a beleza das suas plumas. E sobretudo, se tiverdes paixões, não as ponhais à vista, por mais nobres que vos pareçam. Não se deve consentir a todos o acesso ao nosso próprio coração. Um silêncio cauto e prudente é o cofre da sensatez. (...)"


Umberto Eco, in 'A Ilha do Dia Anterior'
É o meu lema!

2 cícios

Plutoniano disse...

Perfeita definição.

Mas a parte final, das paixões, me intriga demais. Me preocupa, interfere com minha alma.

Não é um mundo maluco aquele onde não devemos expressar nossos sentimentos, em especial a paixão - quiçá o amor -, para que o outro saiba o quanto mexe conosco?

Será que não perdemos a chance de ter esse sentimento correspondido ao ficarmos com receio de expressá-lo diretamente? Ou é realmente melhor o silêncio?

Será que acreditamos que os "pequenos sinais" de que amamos serão sempre suficientes para iniciar algo "seguro" do outro lado?

Será que estamos preferimos o cenário e o risco de que "o outro nunca saberá o que eu sinto" dessa forma, ao invés de sermos diretos e arriscar um "é tudo ou nada"?

Isso tudo por medo de quê? De uma rejeição? De medo de ficarmos em posição de "desvantagem" em relação aos outros? Só porque sentimos paixão?

Enfim, será que o problema de expressar sentimentos está realmente do lado de quem ama, ou será que está do lado de quem descobre ser amado - e que se aproveita disso, e não sabe admirar o quanto isso é belo e sincero, quando expresso diretamente, por palavras ou gestos?

Ah, esse mundo maluco. Acho que sempre cometi esse "erro" de expressar o que sinto, especialmente no amor e na paixão, de coração aberto.

E, é verdade, isso dá errado mesmo muitas vezes.

Mas quando dá certo... Ah, vale o risco.

Eu não desisto mesmo em ser maluco.

Anónimo disse...

Veгy good article. I absolutely aρprеciate this site. Continue
the gokd work!

Аlso visit my blog; personal loan Rate

Enviar um comentário